Sobre Belém

Conhecida popularmente como a cidade das mangueiras, Belém tem 403 anos de história, estampados em vários pontos da cidade. Casarões de arquitetura rica, ruas históricas, mercados antigos e uma natureza exuberante marcam a capital e atraem os olhares dos viajantes e residentes. Belém do Pará é a primeira capital da Amazônia, foi habitada pelo povo Tupinambá e viveu momentos de muito luxo e glamour, quando foi conhecida como a Paris N’América, durante a Belle Èpoque (entre o fim do século XIX e início do XX). Inúmeros foram os marcos e símbolos que até hoje são vivos na cidade, como o Cinema Olympia, o mais antigo em funcionamento no Brasil, o Palácio Antônio Lemos, sede da Prefeitura de Belém, sem esquecer do Ver-o-Peso, a maior feira a céu aberto da América Latina.

Dono de uma diversidade cultural e regional forte, o Pará desperta a atenção de turistas com suas cores, sabores e ritmos tão característicos. As misturas culturais apresentam influências de várias origens: portuguesa, francesa, africana e indígena. São estas misturas que tornam a cultura paraense tão singular, por exemplo na gastronomia, nas artes e nas manifestações religiosas.

Se o assunto é gastronomia, a paraense dispara em sabores e sensações, com iguarias que viajam em ingredientes da cultura indígena a temperos de influência portuguesa e africana. O pato no tucupi, maniçoba, açaí com peixe frito, fazem parte do cardápio regional, que comanda as mesas e corações, tornando a experiência gastronômica um grande destaque de quem visita a região.

Do carimbó ao tecnobrega, os sons do Pará agitam a cidade com seus ritmos envolventes, que não deixam ninguém parado. Cada estilo musical é dono de uma dança, que possui suas particularidades desde a coreografia até a vestimenta. O carimbó, música popular paraense, é um ritmo musical da Amazônia com o gênero de dança de roda, de origem indígena. Enquanto isso, o tecnobrega mistura diversos elementos de música internacional, eletrônica e pop, unindo com os gêneros regionais do estado.

Créditos: SETUR-PA